Abstract:
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nas escolas de ensino regular é um assunto novo no Brasil e pouco discutido. Devido à falta de informação e discussão sobre o tema, profissionais de apoio se sentem desamparados e despreparados, podendo prejudicar o desenvolvimento desses alunos. Por meio de uma revisão bibliográfica e relatos positivos da atuação de profissionais de apoio, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da atuação desses profissionais na Zona de Desenvolvimento Proximal dos alunos com NEE, e confirmar como eles influenciam positivamente no desenvolvimento e na vida dessas crianças quando o trabalho é desenvolvido de maneira correta de acordo com as suas atribuições. A pesquisa traz um breve histórico sobre a inclusão dessas pessoas nas escolas, apresenta quais são os profissionais de apoio e suas atribuições, explica como o profissional de apoio pode contribuir com os alunos na Zona de Desenvolvimento Proximal e traz relatos com contribuições positivas desses profissionais na vida de alguns alunos. As informações aqui trazidas podem ajudar pessoas e profissionais que estão procurando maneiras de auxiliar crianças com NEE a se desenvolverem melhor.