Resumo:
A produção de serviços, assim como a manufatura, tem ocupado um papel
importante na economia. O serviço é visto na maioria das vezes como um fato
isolado, por ser produzido ao mesmo tempo em que é consumido, ou pelo fato de
não ser estocável ou tangível. Desta forma, pretende-se identificar os diversos
fatores que compõem o pacote de serviços oferecido pelo departamento de oficina
de uma concessionária de veículos comerciais situada na cidade de Formiga-MG.
Os demais departamentos da empresa serão analisados quanto à sua relação com o
departamento de oficina e, através da elaboração de um fluxograma, todos seus
processos serão explorados a fim de identificar pontos com oportunidade de
melhoria, além de apontar os diversos indicadores de desempenho utilizados para
mensurar o custo em serviços. Uma atenção especial deve ser dada à gestão de
estoques da empresa, uma vez que a grande maioria dos carros reparados na
oficina exige a substituição de peças defeituosas. Ao final do estudo será possível
identificar a existência da cadeia de suprimentos em serviços e seus diversos
componentes, expressando a importância de uma boa interação entre todos os
envolvidos para que o pacote de serviços oferecido seja satisfatório tanto para a
empresa quanto para o cliente.
Descrição:
Trabalho de conclusão de curso
apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como
requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de
Produção.
Orientador: Prof. Daniel Gonçalves Ebias