Resumo:
O planejamento estratégico é comumente visto como uma ferramenta de aplicação
complexa, típica de empresas de grande porte. No entanto, os benefícios
decorrentes de sua aplicação podem também ser usufruídos pelas pequenas
empresas com a utilização de uma metodologia menos complexa e formal e,
principalmente, considerando-se as principais características de gestão deste
segmento de empresas. O planejamento estratégico apresenta-se como uma
ferramenta que norteia os rumos e as ações da organização em seu ambiente
externo e interno, caracterizando-se como um processo contínuo que permite definir
seus objetivos e suas potencialidades e que orienta para o melhor aproveitamento
dos recursos disponíveis. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um
planejamento estratégico para uma pequena empresa do setor de equipamentos de
combate à incêndio e proteção individual, através da metodologia proposta por
Terence (2002), tendo sido analisadas todas as etapas que o integram. Através
deste roteiro, foi estruturada a estratégia da empresa, definindo desde aspectos
básicos como missão, visão, valores, fatores críticos de sucesso e diferenciais
competitivos, chegando até a definição de objetivos, metas e ações futuras a serem
percorridas. O trabalho demonstra que o planejamento estratégico, frequentemente
visto como algo distante da pequena empresa, pode ser uma ferramenta capaz de
gerar benefícios de curto e longo prazo, necessários para melhorar suas condições
de competitividade e sobrevivência.
Descrição:
Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como
requisito parcial para obtenção do título de
bacharel em Engenharia de Produção.
Orientador: Profa. Ms. Andréa da Silva
Peçanha.